Já parou para refletir sobre o chão que você pisa, onde todos os dias milhões de pessoas vão e vêm, carros rodam em todas as direções e tudo que é grande ou pequeno se mantém em pé?
É o tipo de assunto que quando começamos a nos aprofundar, mais descobertas fazemos. Por exemplo, placas tectônicas é o nome dado aos enormes blocos de camada sólida que cobrem a crosta terrestre do nosso planeta.
São esses enormes pedaços de rochas e terra que sustentam os continentes e tudo que há sobre eles, inclusive você! Abaixo dessa camada espessa o caos reina.
Isso porque todos esses pedaços gigantes de terra, estão na verdade boiando sobre um mar imenso de magma incandescente, nas regiões mais internas da Terra. O calor irradiado por toda essa quantidade de rochas derretidas mantém as placas tectônicas em constante movimento, conduzidas pelas correntes de convecção.
Ao todo existem 10 placas tectônicas que se movimentam o tempo todo e que ano a ano, afundam alguns milímetros, alterando as dimensões e contornos do relevo terrestre.
E se estão em movimento, é claro que em algum momento essas placas podem se encontrar umas com as outras, mas qual é o resultado disso?
Frente a frente
Os pontos de encontro entre placas tectônicas são caracterizados por alguns tipos de formações rochosas, como por exemplo: cadeias de montanhas ou falhas que apresentem terremotos, tsunamis e vulcões.
O nome dado ao local em que uma placa “mergulha” pode debaixo da outra é zona de subducção, geralmente são regiões que apresentam forte incidência de sismos (tremores). Afinal, a energia liberada pelo encontro das placas resulta em terremotos.
Enquanto isso, vulcões também são formados nos limites dos blocos subterrâneos e quando o acumulo de rocha derretida chega até a fenda subindo entre as placas, geram as famosas erupções.
Tipos de limites de placas tectônicas
- Convergentes: quando há o movimento de colisão de uma placa com a outra, chamamos de “limites convergentes”;
- Divergentes: ocorre quando as placas traçam o movimento de distanciamento entre elas, gerando uma nova crosta oceânica;
- Conservativos: podemos observar a ocorrência dos limites conservativos em locais com deformação. Aqui, as placas tectônicas deslizam uma em relação à outra, sem convergência ou divergência.
E aí, gostou de saber mais sobre a formação do chão que você pisa? Então deixe um SIM nos comentários!
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR
Veja também
- Ela produz a vida!
- O amor representado pelas mãos!
- A França sentiu a força Verde e Amarela!
- Quem quer, supera!
- Dedicação além dos número!
- Direito de todos!
- A nossa origem é o amor!
- Dedicação além dos números!
- Onde nascem os campeões – Julia Rigon de Brito
- 03/09 – Torneio Macoto Budokan
- Novas descobertas, sempre!
- A vida em movimento!