
Material Didático
sISTEMA DE eNSINO ph
O Sistema de Ensino pH é reconhecido por sua excelência no ensino, pelo seu conteúdo didático bem estruturado, pelo grande número de aprovações nas melhores universidades do país e pelos excelentes resultados no Enem.
São com resultados como esses que criamos uma marca jovem e inovadora, sempre voltada ao aluno e ao apoio aos professores.
Gestão Pedagógica Baseada em Dados (PDCA)
A nossa proposta é uma gestão que permite viabilizar a evolução efetiva do resultado pedagógico de sua escola. Mas como trazer isso para a rotina escolar? Por meio do PDCA, um método interativo aplicado para melhoria contínua de processos.
A proposta do Sistema de Ensino pH fornece ferramentas para que toda a comunidade escolar possa fazer uma reflexão constante sobre a prática pedagógica. As avaliações assumem papel fundamental ao fornecer dados e esses transformam-se em diagnósticos que orientam planos de ação, modificando ou reforçando as práticas.

Conheça os nossos materiais
O pH se constrói pelo todo, unindo toda a comunidade escolar em uma rede que busca o desenvolvimento integral e humanizado dos jovens que desejam ingressar nas melhores universidades.
Com ensino forte, conteúdo aprofundado e contextualizado, bem como autores que vivem a realidade de sala de aula, o Sistema de Ensino pH existe para ajudar escolas, professores, alunos, pais e responsáveis a enfrentar os desafios do futuro, formando não só os melhores alunos, mas as melhores pessoas.
Educação Infantil
De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), desenvolvemos o aprendizado e a expressão de ideias e opiniões por parte das crianças. Assim, geramos uma participação ativa em seu próprio processo cognitivo.
Gradativamente, a criança será capaz de assimilar, interpretar, explicar, comunicar e reconhecer os diferentes tipos de letras, tanto a bastão quanto a cursiva.
Em nossos materiais, procuramos valorizar o papel da cooperação na formação do estudante e sugerir situações de aprendizagem em que as crianças trabalham de forma integrada, desde a produção de um texto até a resolução de um problema matemático ou no estudo de temas relacionados à natureza, à saúde e ao convívio social.

Anos iniciais do Ensino Fundamental
Nosso objetivo é promover uma educação voltada para a formação de pessoas dinâmicas, criativas, sensíveis, capazes de trabalhar em equipe e habilitadas para atuar em um mundo em acelerada transformação.
Por isso, desenvolvemos um material didático atualizado, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborado para capacitar o aluno a enfrentar as exigências da sociedade contemporânea. A sua proposta é contribuir para o aprendizado gradativo de modo reflexivo e significativo. A metodologia de trabalho do professor está estruturada em pautar o desenvolvimento progressivo de competências e habilidades dos alunos, juntamente com a sua formação cidadã e a capacidade leitora autônoma.
Aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Assim como o relatório da UNESCO sobre a educação no século XXI, acreditamos que a formação completa do aluno é o ponto de partida essencial para começar a construir o amanhã hoje.

Anos finais do Ensino Fundamental
A Plataforma Educacional pH tem a missão de apresentar aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental um material que esteja de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possa desenvolver o aprendizado com base em um conteúdo bem estruturado.
Contamos com a abordagem de temas interdisciplinares e transversais, capazes de abrir discussões em cima de assuntos que estão presentes no cotidiano do estudante.
Nosso principal foco é que, ao fim desse ciclo, nossos alunos sejam capazes de atuar como cidadãos em suas comunidades. Os cadernos do aluno são estruturados de modo que os objetos de conhecimento também desenvolvam competências e habilidades.

StandFor Evolution
Transformar a vida de milhares de alunos por meio do compromisso com a Educação. Essa é a missão da FTD Educação, que há 120 anos pensa além dos livros, investindo em tecnologias, programas e soluções educacionais conectadas com o futuro.
O StandFor Evolution, programa de carga horária estendida de Inglês, foi desenvolvido com o objetivo de empoderar o ensino e a aprendizagem do idioma nas escolas. O foco é proporcionar aos alunos — de todos os níveis educacionais — uma nova experiência de estudo do idioma, tornando-os cidadãos bilíngues e aptos para interagir além dos muros da escola.
StandFor - Inspiring the future
O Standfor Evolution carrega como base e força o selo de Língua Inglesa da FTD Educação, StandFor, que oferece os melhores materiais didáticos para todos os níveis de ensino.
Com StandFor, os professores têm o apoio de profissionais preparados para auxiliar na implantação dos materiais e esclarecer todas as dúvidas. Já os alunos têm em mãos livros didáticos e materiais complementares que estimulam o aprendizado.


StandFor agora é um centro de preparação para exames de Michigan!
StandFor agora é Recognizing Organization dos resultados de exames de proficiência de Inglês americano administrados pela Universidade de Michigan.
As escolas de Ensino Fundamental e Médio podem usar o MYLE e o MET Go! para certificar os alunos e fornecer às famílias e à comunidade escolar evidências da qualidade de seu ensino de Inglês, formando cidadãos bilíngues.
A StandFor vai ajudar os alunos do programa Standfor Evolution a se preparar para os exames e atestar a qualidade das escolas participantes do programa na formação de cidadãos bilíngues.

Socioemocional
LIV - Laboratório inteligência de vida
Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. É neste conceito que o LIV acredita, trazendo para o IEPI um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.
O programa LIV trabalha o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em seus alunos e alunas, ampliando a compreensão de si, do outro e do mundo. Potencializa, também, a capacidade desse indivíduo de se relacionar, tomar decisões e encontrar caminhos para os desafios cotidianos. As aulas se estabelecem como um espaço de fala e escuta na escola, sem respostas “certas ou erradas”, promovendo reflexão, debate, empatia, questionamento e proatividade.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Na Educação Infantil vamos ajudar as crianças a nomear e reconhecer suas emoções. Inspirados na teoria do psicólogo americano Paul Ekman, pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais, trabalhamos com as emoções básicas: medo, alegria, tristeza e raiva e adicionamos o amor, que acreditamos ser fundamental quando pensamos no vínculo familiar.
As crianças são apresentadas a situações vividas em seu dia a dia por meio de histórias, desenvolvidas pela autora Mirna Portela e ilustradas pelo premiado Laurent Cardon.
Ao longo da leitura, a utilização de fantoches abre o caminho da conversa, deixando as crianças mais à vontade para compartilhar suas experiências. Também trabalhamos com músicas compostas pela cantora Maíra Martins que conectam as emoções com os mais diversos ritmos musicais, por meio de canções como: Valsa da Tristeza, Axé do Amor, Baião da Raiva, dentre outros.

Fundamental I - Anos Iniciais
No Fundamental Anos Iniciais, a inteligência emocional continua sendo nosso foco. Porém, além do autoconhecimento, trabalhamos três outros importantes pilares da teoria do psicólogo Daniel Goleman: autorregulação, relacionamento e empatia. Nesse momento, diversificamos a abordagem, pois entendemos que os alunos já são capazes de reconhecer e nomear sentimentos mais complexos, como: ciúme, frustração, animação e arrependimento.
O trabalho será realizado por meio de livros exclusivos da autora Blandina Franco e do ilustrador Carlos Lollo, ganhadores do Prêmio Jabuti. Em cada capítulo, os protagonistas vivenciam situações semelhantes às dos alunos, o que os ajuda na reflexão de cada experiência. O material para os responsáveis também foi feito em conjunto com Blandina e Lollo, e promove uma extensão do conteúdo para o ambiente familiar.

Fundamental I - Anos Iniciais
No Fundamental Anos Finais, os alunos são apresentados a diferentes disciplinas e professores, iniciando um processo de maior cobrança em relação ao estudo formal. Em paralelo, vivenciam um momento repleto de transformações: a adolescência. Nesse contexto, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais se torna ainda mais indispensável, facilitando na relação interpessoal, intrapessoal e na vivência de novos desafios do século XXI.
O currículo para essa faixa etária é pautado em seis habilidades principais, são elas: perseverança, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e colaboração.
Para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades, trabalhamos com temáticas e ferramentas conectadas com a linguagem dos alunos. As aulas se dividem em jogos, projetos e séries audiovisuais, engajando-os ainda mais no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

O grande sucesso do programa nesse segmento são quatro seriados desenvolvidos exclusivamente para o LIV, que trazem temáticas importantes para serem discutidas em sala de aula. O objetivo é, a partir da conexão dos alunos com os personagens e atores, abordar o socioemocional da maneira mais significativa.
As turmas também recebem um kit exclusivo para levar para suas famílias, composto por um caderno escrito pela socióloga Lourdes Atié – que nos ajuda a pensar sobre os desafios que essa faixa etária apresenta – e um jogo para que todos participem e criem mais e mais memórias afetivas em conjunto. O kit é diferente para cada ano letivo, buscando sempre estimular não só o aluno, mas todos que estão ao seu redor.
Já imaginou o seu filho estudando aqui no IEPI? Agende sua visita, será um prazer apresentar a nossa escola!
Rua Jandaia do Sul, 737 – Emiliano Perneta – Pinhais – PR – CEP 83324-440