A tabela periódica, para muitos estudantes, pode parecer algo muito confuso e sem lógica alguma numa primeira vista.
Mas a realidade é que a tabela periódica é uma ferramenta muito útil na aplicação de diversos conceitos que envolvem a química.
E não, ela não é desorganizada como aparenta ser, na verdade ao longo de muitos anos ela foi aperfeiçoada até chegar na versão que conhecemos hoje, e que disponibiliza várias informações pertinentes para realizarmos os nossos estudos de maneira mais simples.
A diferença reside em como podemos ler suas informações, e entender o que cada elemento tem a nos dizer.
Nesse post você vai ter acesso a cada um dos componentes presentes na tabela periódica, e entender a que eles se referem.
Número Atômico
Esse é um número que você irá encontrar em todos os elementos da tabela periódica.
Isso porque o número atômico serve como uma identificação do elemento, e que o posiciona na tabela de acordo com o seu número de prótons.
Ele é de fácil visualização, pois é sempre um número inteiro, que aumenta à medida que você lê a tabela da esquerda para a direita. Começando pelo hidrogênio, que tem o menor número atômico (1), até o elemento de maior número com 118 prótons.
Massa Atômica
Massa atômica, ou também peso atômico, se refere à massa de cada bloco de elemento.
Ela é uma média feita entre as massas de todos os isótopos de um determinado elemento. Isso ocorre, pois, esses isótopos apresentam quantidades diferentes de nêutrons, influenciando no valor da massa.
Sendo assim, conseguimos identificar a massa atômica através de números com casas decimais. É um valor recalculado de tempos em tempos, causando algumas variações de tabela para tabela.
Grupo de elementos
A maioria das tabelas periódicas utilizam o método de numeração por coluna, a fim de classificar e organizar os elementos que partilham do mesmo número de valência, e sendo assim possuem muitas propriedades químicas e físicas comuns.
Você pode identificá-lo observando o número acima do elemento superior de cada coluna.
Os valores são números inteiros, que vão de 1 a 18.
Período do Elemento
Cada linha da tabela periódica é chamada de período. Ela serve como indicação do nível de energia mais alto atingido pelos elétrons de um átomo do elemento em seu estado fundamental.
Em alguns modelos os períodos não são numerados, porém naqueles que possuem essa informação, é só visualizar o canto esquerdo da tabela. Você irá encontrar números inteiros e simples categorizando cada período.
Configuração Eletrônica
Geralmente escrito em notação para não tomar tanto espaço, as configurações eletrônicas de cada elemento geralmente são omitidas em algumas tabelas periódicas.
Portanto, pela forma diferente de escrevê-lo, o número não é simples. Por exemplo, a configuração eletrônica do hidrogênio é: 1s¹.
Existem ainda outras informações adicionais presentes em tabelas periódicas, mas essas são as mais recorrentes e as que com certeza aparecerão mais em exercícios e provas!
Se você gostou desse post, e sentiu que acrescentou em bagagem para os seus estudos, deixe um SIM nos comentários!