A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta.. Ela correu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C e o conflito militar durou 27 anos, terminando com a vitória de Esparta.
Durante as Guerras Médicas, nas quais cidades gregas estavam em risco sobre as constantes ofensivas dos exércitos persas, foi criada a Liga de Delfos.
Tal liga consistia no principal objetivo de unir as cidades gregas junto a uma mesma moeda, para facilitar a compra e troca de armamentos bélicos entre elas.
Contudo, em determinado momento, Atenas acabou se tornando muito mais beneficiada em detrimento de outras cidades gregas, consequentemente vindo a ser o centro econômico e cultural da Grécia Antiga.
Esparta não aceitava essa situação e entrou na disputa pela hegemonia política e econômica da Grécia. Criou, então, outra liga com o objetivo de combater a que era comandada por Atenas, a Liga do Peloponeso.
Ao longo de 10 duros anos de combate, com Atenas dominando pelo mar e Esparta pela terra, tentou-se assinar um tratado de paz, admitindo uma trégua do conflito de 50 anos, que só durou por apenas oito anos.
No fim, Esparta venceu Atenas e começou a perder o que havia conquistado nas Guerras Médicas e as cidades da Ásia Menor são devolvidas aos persas em troca de ouro.
Com a mudança do sistema político para o autoritarismo espartano, conhecido como “Tirania dos Trinta”, a região começou a definhar política e economicamente.
Há uma desestabilização social e política e tem início a ruína da Grécia, o que permitiu a invasão dos macedônios um século mais tarde.
Entre em contato com a nossa equipe aqui pelo site!
Veja também
Posts mais recentes
- Como escrever um texto dissertativo-argumentativo?
- Qual foi o impacto do Plano Real no país?
- O que foi o plano “50 anos em 5”?
- Bháskara: como utilizar essa fórmula?
- Por que o tempo é relativo para Einstein?
- O que é o fenômeno La Niña?
- Qual é a origem do Carnaval no Brasil?
- Phrasal Verbs: aprenda a identificá-los
- Quais as principais características do período colonial no Brasil?
- Como identificar o sujeito em uma frase?
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR