
Lembra da história da maçã que caiu sobre a cabeça de Newton e daí ele tirou a noção de que se todos os corpos são atraídos para Terra, sem uma velocidade inicial, é porque tem uma força que de atração que os obrigassem a cair em sua direção?
Sendo verídica ou não essa história, o fato é que realmente foi Sir Isaac Newton o primeiro cientista a formular e estudar a ação da gravidade sobre os corpos no nosso planeta.
Esta é a mesma que mantém a Lua em órbita ao redor da Terra. O mesmo ocorre com o Sol que, por sua vez, exerce a força de atração para manter a Terra e os demais planetas ao seu redor.
Newton concluiu a existência dessa força de atração mútua entre todos os corpos, a qual dependeria de suas massas. Em 1666, Newton foi o primeiro a perceber a lei fundamental, básica para a compreensão de vários fenômenos antes inexplicáveis que ocorrem no universo: a gravitação universal.
Lei de Newton
As Leis do Movimento de Newton foram publicadas no livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural ou da Ciência. Sendo elas:
Primeira Lei: um corpo em repouso permanece em repouso se não é forçado a mudar.
Segunda Lei: a força que atua sobre um objeto é igual à massa do objeto vezes a sua aceleração.
Terceira Lei: Lei da Ação e Reação, estabelece que todas as vezes que um objeto 1 exerce uma força sobre outro objeto 2, este outro objeto 2 vai exercer uma força igual no sentido contrário sobre o objeto 1.
Lei da Gravitação Universal
Uma das leis mais extraordinárias postuladas por Newton é a Lei da Gravitação Universal.
Por meio dela, ele provou que cada partícula de matéria atrai outras partículas de matéria. Ou seja, não é só a Terra que puxa para seu centro a maçã da árvore, mas também a maçã puxa a Terra.
Essa lei aplica-se a todos os planetas. O Sol puxa ou atrai a Terra, esta atrai a Lua, e a Lua atrai a Terra.
Entre em contato com a nossa equipe!

Veja também
Posts mais recentes
- Como escrever um texto dissertativo-argumentativo?
- Qual foi o impacto do Plano Real no país?
- O que foi o plano “50 anos em 5”?
- Bháskara: como utilizar essa fórmula?
- Por que o tempo é relativo para Einstein?
- O que é o fenômeno La Niña?
- Qual é a origem do Carnaval no Brasil?
- Phrasal Verbs: aprenda a identificá-los
- Quais as principais características do período colonial no Brasil?
- Como identificar o sujeito em uma frase?
Escola em Pinhais – IEPI
Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.
Educação atualizada
Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.
O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.
Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!
Venha para a IEPI
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR